O presidente da Ajufe de 1994 a 1996, Vladimir Passos de Freitas, tomou posse como o novo presidente do International Association for Court Administration (IACA). A solenidade ocorreu durante o encerramento da 11ª ?European Regional Conference?, que aconteceu em Haia, na Holanda.
O Presidente da AJUFESP e vice-presidente da 3ª Região da Ajufe, Fernando Marcelo Mendes, representou as entidades na cerimônia.
Vladimir Passos de Freitas, que presidiu o TRF da 4° Região, é o primeiro latino americano a assumir a presidência. O mandato é de dois anos. A diretoria da entidade é composta ainda pelo presidente eleito, por cinco diretores e sete vice-presidentes ? um de cada região do planeta ? além dos ex-presidentes.
?A minha eleição ocorreu pelo interesse e trabalho demonstrados anteriormente, quando fui vice-presidente para a América Latina. O currículo e a experiência de ter sido presidente da Ajufe e do TRF-4 também ajudaram. E o detalhe final foi a boa convivência com os membros da própria diretoria?, afirmou Vladimir.
O novo presidente tem planos para dinamizar a associação, criando comissões temáticas, concursos internacionais sobre temas ligados à administração da Justiça, maior intercâmbio entre os associados de diferentes países e maior aproximação com Tribunais e associações de magistrados.
A primeira ação, segundo Vladimir, será pedir sugestões a todos os associados, incentivando o net working entre eles. ?Vamos criar comissões por interesse especifico, como, por exemplo, sustentabilidade nos Tribunais?. O desembargador aposentado pretende ainda visitar todos os vice-presidentes da IACA para estimular uma maior atividade.
O aumento do número de sócios da entidade é outro objetivo, assim como aprimorar a revista online. ?Nós queremos ainda realizar concurso internacional ligado à área de administração da Justiça, e por ai afora?.
A maior contribuição de Vladimir será na luta pela independência do Poder Judiciário, que ainda é fraca em diversos lugares do mundo. ?Vamos divulgar as boas iniciativas do Brasil?. O magistrado disse que vai se dedicar ?de corpo e alma?, como tem feito nos variados projetos que tocou ao longo da vida.
A IACA, criada em 2004 por executivos e gestores do sistema judicial, é uma associação global de profissionais envolvidos em promover estudos e atividades para o aprimoramento da Justiça. Seu presidente é assistido por uma Comissão Executiva e por vice-presidentes correspondentes a todos os continentes ao redor do mundo.