Na estreia do Vivências Virtuais, a juíza Federal Substituta Marina Sabino Coutinho, da Subseção de São Vicente da JFSP, conta como conseguiu notificar uma pessoa que vive em Londres usando um e-mail. Brasil e Inglaterra têm um acordo bilateral para citação judicial, o que possibilita a utilização do auxilio direto. Utilizando esse acordo, após a tradução de documentos, foi feita a tentativa, pelos meios tradicionais, de citação/intimação do cidadão brasileiro, mas não foi obtido sucesso.
Com a portaria número 10, da presidência do TRF-3/CORE, houve a determinação de que se priorizasse o uso de ferramentas digitais para notificação de partes e testemunhas ? telefone, WhatsApp e endereço eletrônico, a fim de evitar a disseminação do COVID 19. Com essa possibilidade, depois de mais de um ano de tentativas frustradas de localização da pessoa, a juíza conseguiu notificar e até realizar a audiência com o cidadão que está em outro continente.
No Vivências Virtuais, juízas e juízes associados da AJUFESP falarão de suas experiências no universo digital para que o atendimento ao cidadão ? partes, réus e testemunhas – e aos operadores do direito não deixe de ser feito por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.