O Tribunal Regional Federal da 3ª Região começou a implementar no dia 03.07 um programa de inteligência artificial para auxiliar na realização de tarefas do cotidiano do Judiciário. Batizado de SIGMA, o sistema utiliza a inteligência artificial para auxiliar na elaboração de relatórios, decisões e acórdãos no sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Ele lê as peças do processo em análise, identifica as principais questões e as compara com os modelos já armazenados, apresentando e sugerindo aos magistrados e servidores os modelos daquela unidade possivelmente mais compatíveis com aquele tipo de processo. A medida aumenta a produtividade e evita decisões conflitantes.
O sistema foi desenvolvido em colaboração por diversos órgãos da Justiça Federal da 3ª Região: a Vice-Presidência do TRF-3, a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETI), o Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada da 3ª Região (LIAA-3R) e a Divisão de Sistemas de Processo Judicial Eletrônico (DSPE), o SIGMA é pioneiro nos Tribunais, e em breve ser a disponibilizado para as Varas Federais dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e para o PJe de todo o país.
Leia mais no site do tribunal:
https://bit.ly/2Z7QUak