Tribunal de Júri da JFSP ganha novas instalações com espaço para acomodar julgamento com jurados

Notícias

Tribunal de Júri da JFSP ganha novas instalações com espaço para acomodar julgamento com jurados

A presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, e o vice-presidente da Ajufesp, juiz federal Alessandro Diaferia, participaram do evento de inauguração




A presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa dos Santos, inaugurou nesta quarta-feira, 15, as novas instalações do Tribunal do Júri da Justiça Federal em São Paulo (SP). O espaço foi reformado para acomodar sessões de julgamento com jurados.  


A 1ª Vara Criminal, do Júri e das Execuções Penais da Justiça Federal de São Paulo é titularizada pelo juiz federal Alessandro Diaferia, vice-presidente da Ajufesp, e pela juíza federal substituta Andréia Moruzzi, que também esteve presente na cerimônia.

Mais comuns na Justiça Estadual, Tribunais de Júri podem acontecer no âmbito federal, conforme dispõe o artigo 109 da Constituição Federal, quando o processo e julgamento envolve crime doloso contra a vida praticado contra funcionário público federal no exercício de sua função ou em virtude dela. 


Também compete à Justiça Federal, entre outras situações, o processo e julgamento de crime doloso contra a vida ocorrido a bordo de navio ou aeronave (ressalvada a competência da Justiça Militar), bem como no contexto coletivo dos direitos indígenas.


Além da presidente do TRF3 e do vice-presidente da AJUFESP, integraram a mesa da cerimônia de inauguração das novas instalações do Tribunal do Júri da Justiça Federal em São Paulo (SP) o juiz federal Márcio Ferro Catapani, diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, a juíza federal Renata Lotufo, titular da 4a Vara Federal Criminal, o procurador-chefe da Procuradoria da República em São Paulo, Marcos Ângelo Grimone, e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo (OAB-SP), Patrícia Vanzolini. 


Prestigiaram ainda a cerimônia o vice-presidente do TRF3, desembargador federal Antônio Cedenho, o diretor da EMAG, desembargador federal Nino Toldo, e os desembargadores federais Mairan Maia, Consuelo Yoshida e Nelton Agnaldo dos Santos e demais juízes e juízas federais que atuam no Fórum Criminal de São Paulo, Raecler Baldresca, Michelle Camini Mickelberg , Marcelo Duarte, Nilson Lopes, Renata Lotufo, Carolina Ayoub, Flávia Serizawa e Bárbara Iseppi, além dos vice-diretores do Foro de São Paulo e do interior, respectivamente, juízes federais Rodrigo Oliva Monteiro e Samuel de Castro.


Fotos: Assessoria de Comunicação do TRF3