Notícias

Tribunal de Júri da JFSP ganha novas instalações com espaço para acomodar julgamento com jurados

A presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, e o vice-presidente da Ajufesp, juiz federal Alessandro Diaferia, participaram do evento de inauguração




A presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa dos Santos, inaugurou nesta quarta-feira, 15, as novas instalações do Tribunal do Júri da Justiça Federal em São Paulo (SP). O espaço foi reformado para acomodar sessões de julgamento com jurados.  


A 1ª Vara Criminal, do Júri e das Execuções Penais da Justiça Federal de São Paulo é titularizada pelo juiz federal Alessandro Diaferia, vice-presidente da Ajufesp, e pela juíza federal substituta Andréia Moruzzi, que também esteve presente na cerimônia.

Mais comuns na Justiça Estadual, Tribunais de Júri podem acontecer no âmbito federal, conforme dispõe o artigo 109 da Constituição Federal, quando o processo e julgamento envolve crime doloso contra a vida praticado contra funcionário público federal no exercício de sua função ou em virtude dela. 


Também compete à Justiça Federal, entre outras situações, o processo e julgamento de crime doloso contra a vida ocorrido a bordo de navio ou aeronave (ressalvada a competência da Justiça Militar), bem como no contexto coletivo dos direitos indígenas.


Além da presidente do TRF3 e do vice-presidente da AJUFESP, integraram a mesa da cerimônia de inauguração das novas instalações do Tribunal do Júri da Justiça Federal em São Paulo (SP) o juiz federal Márcio Ferro Catapani, diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, a juíza federal Renata Lotufo, titular da 4a Vara Federal Criminal, o procurador-chefe da Procuradoria da República em São Paulo, Marcos Ângelo Grimone, e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo (OAB-SP), Patrícia Vanzolini. 


Prestigiaram ainda a cerimônia o vice-presidente do TRF3, desembargador federal Antônio Cedenho, o diretor da EMAG, desembargador federal Nino Toldo, e os desembargadores federais Mairan Maia, Consuelo Yoshida e Nelton Agnaldo dos Santos e demais juízes e juízas federais que atuam no Fórum Criminal de São Paulo, Raecler Baldresca, Michelle Camini Mickelberg , Marcelo Duarte, Nilson Lopes, Renata Lotufo, Carolina Ayoub, Flávia Serizawa e Bárbara Iseppi, além dos vice-diretores do Foro de São Paulo e do interior, respectivamente, juízes federais Rodrigo Oliva Monteiro e Samuel de Castro.


Fotos: Assessoria de Comunicação do TRF3