Foi realizado nos dias 04 e 05 de novembro, na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, o I Seminário Direito, Psicologia e Neurociência da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.
O evento foi coordenado pelo Juiz Federal Sérgio Nojiri, professor dessa instituição, e contou também com o apoio da Ajufesp.
Como o anfiteatro lotado, com mais de 120 pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes do Direito e da Psicologia, além dos juízes federais Adriana Tarico, Grabriella Barbosa, Rosana Pagano, Paulo Arena, Sérgio Nojiri e Márcio Satalino – que presidiu a mesa -, foram apresentados e discutidos importantes estudos científicos a respeito de situações que podem vir a influenciar o juiz quando de uma decisão judicial.
Destaca-se dentre a temática, a questão da Falsa Memória e as suas consequências quando de uma entrevista ou de um depoimento judicial, abordada pela Prof. Dra. Carmem Beatriz Neufeld (FFCLRP-USP). A questão envolvendo o livre-arbítrio e o Direito Penal foi abordada, ainda que por óticas diferentes: primeiro pelo Prof. Dr. Victor Gabriel Rodriguez (FDRP-USP), sob um ponto de vista mais filosófico; e, depois, pelo Prof. Dr. Renato César Cardoso (UFMG), com base em recentes estudos da neurociência. O Prof. Dr. Rodrigo de Souza Tavares (UFRRJ) discorreu sobre os sentimentos que podem influenciar o juiz a determinado julgamento, dentre eles o nojo. Do mesmo modo o Prof. Dr. Noel Struchiner (PUC-RJ) abordou as várias facetas da empatia e o quanto elas podem vir a influenciar uma decisão judicial.