Em artigo, presidente da Ajufesp aponta causas para a desigualdade de gênero nos tribunais

Notícias

Em artigo, presidente da Ajufesp aponta causas para a desigualdade de gênero nos tribunais

Texto foi publicado na edição de março da Revista Justiça & Cidadania



“O Papel das Mulheres na Construção de um Judiciário Igualitário”. Esse é o título do artigo da presidente da Ajufesp, juíza federal Marcelle Ragazoni Carvalho Ferreira, publicado na edição do “Mês das Mulheres” da Revista Justiça & Cidadania. A publicação de número 271 traz em março artigos com mulheres juristas, com destaque na capa para entrevista com a desembargadora federal Mônica Sifuentes, que preside o mais novo TRF do Brasil, o da 6a Região (Minas Gerais).

Em seu texto, a presidente da Ajufesp fala dos desafios para alcançar a igualdade de gênero prevista na Constituição Federal e um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. 

“(…) a igualdade de gênero deve ser refletida em todas as esferas sociais e magistratura não pode ser exceção a essa regra”, defende a juíza federal da 3a Região. “A participação feminina nos espaços de poder vem aumentando, mas ainda é enorme a diferença entre o número de homens e mulheres dentro do Judiciário brasileiro, representando aquelas pouco mais de um terço de toda a magistratura, participação que fica ainda menor quando se trata dos tribunais superior”, enfatiza.

Entre as causas para esta desigualdade nos tribunais, a presidente da Ajufesp destaca a maior dificuldade para as mulheres participarem de concursos de promoção, “especialmente quando envolve mudança de cidade e concorrência por critérios de merecimento”, salienta.

Para ler o artigo da juíza federal, clique aqui.

 

Ainda sobre o tema da igualdade de gênero, a edição conta também com a colaboração de artigos da presidente da Apamagis (Associação Paulista de Magistrados), a juíza Vanessa Mateus, e da coordenadora da Comissão dos Direitos da Mulher da Anadep (Associação Nacional dos Defensores Públicos), a defensora pública Juliana Abdel. A secretária-geral da OAB, Sayury Otoni, a secretária-geral adjunta, Milena Gama, e a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno, também participam com artigo coletivo sobre o trabalho pela igualdade de gênero na advocacia.

Para ler os demais artigos, clique aqui.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado