NotíciasAJUFESP

Presidente da AJUFESP e integrantes da comissão AJUFE Mulheres falam sobre igualdade de gênero no CNJ, STJ e TSE

Durante a semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, e o Dia Internacional da Mulher Juíza, 10 de março, a presidente da AJUFESP, juíza federal Marcelle Ragazoni Carvalho Ferreira, participou juntamente com as integrantes da Comissão Ajufe Mulheres, de reuniões com o ministro Edson Fachin, presidente do Tribiunal Superior Eleitoral (TSE), com os ministros Sebastião Reis e Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e com a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargadora federal Salise Sanchotene. 


O tema principal dos encontros foi a participação feminina na magistratura. Na ocasião foram apresentados os dados da pesquisa “Quem estamos empoderando? Indicadores e Tendências sobre Diversidade Judicial em Cortes Constitucionais”, realizada pela Universidade de Oxford com apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e da Comissão Ajufe Mulheres.


O ministro Edson Fachin afirmou que as informações da pesquisa deverão ampliar debates que promovam a inclusão de mais mulheres nos diversos espaços do poder judiciário brasileiro.


A juíza Clara Mota, Secretária de Auditoria do TSE, aproveitou o encontro para ressaltar o protagonismo da corte na promoção de ações para ampliar e fortalecer a participação feminina em espaços de poder, como as campanhas e a criação de núcleos específicos que debatem a participação feminina na política, principalmente.


Segundo a ministra substituta do TSE, Maria Claudia Bucchianeri, que participou do encontro, o estudo apresentado se soma a uma série de ações já em andamento. Segundo ela, entidades como a Ajufe e AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) já vêm se mobilizando para a inclusão de nomes de juízas para compor listas tríplices em diversas indicações para Tribunais Superiores.


A secretária-geral do TSE, Christine Peter, lembrou que além dessas atividades, deve ser formada uma Rede de Equidade, junto a representantes do Congresso Nacional, para discutir ações que fomentem as várias formas de ampliação feminina nos espaços de poder.


Participaram também da reunião a assessora do Núcleo de Inclusão e Diversidade do TSE, Samara Pataxó e as integrantes da Comissão Ajufe Mulheres, as juízas Tani Wuster, Maria Candida Almeida, Camila Milan, Priscilla Correa, Natália Lucchini, Julia Cavalcante, Janaina Cassol e Mara Lina Silva.


Foto: Divulgação/TSE