NotíciasAJUFESP

AJUFESP, Ajufe e Apamagis estão juntas em campanha de doação de kits de higiene para pessoas em situação de rua

Participe da campanha de doação de kits higiene às pessoas em situação de rua de São Paulo. Os kits serão entregues durante a realização do Mutirão Pop-Rua-Jud em março próximo, na Praça da Sé. 


O mutirão é uma iniciativa do CNJ e do Tribunal Regional Federal da 3a Região (TRF-3), com apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), AJUFESP e Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e conta com a participação de diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais como Receita Federal, INSS, MPF, Exército, Ministério do Trabalho, Justiça Eleitoral, prefeitura de São Paulo, cartórios, entre outros. 


A iniciativa atende às diretrizes da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua instituída por resolução do CNJ em no ano passado. A norma estabelece a criação de estruturas próprias nos tribunais para receber esse segmento populacional nas dependências judiciais, como também ir ao encontro dele por meio de serviços itinerantes, caso do mutirão.


De acordo com o Censo da População em Situação de Rua, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da prefeitura de São Paulo e divulgado nesta segunda-feira, 24, o número de pessoas vivendo nas ruas da capital passou de 24.344, em 2019, para 31.884 em 2021, um aumento de 31%. Outro levantamento, do Movimento Estadual da População em Situação de Rua, a cidade tem hoje mais de 66 mil pessoas vivendo nas ruas.


Durante o mutirão na Praça da Sé, as pessoas em situação de rua terão acesso direto à justiça e poderão também regularizar situação junto à previdência social, solicitar benefícios de assistência social, emitir documentos como identidade, título de eleitor e certificado de reservista. 


O mutirão terá ainda tendas para assistência social com alimentos, cortes de cabelo e distribuição dos kits higiene arrecadados pela campanha das entidades da magistratura - Ajufe, AJUFESP e Apamagis.


Valor sugerido de cada cota: R$ 25,00. 

Doem quantas cotas quiserem.


Para colaborar, faça sua doação na conta bancária:

Banco do Brasil

Agência: 5905-6 (Apamagis)

Conta Corrente: 940-7

Chave PIX: 11984072181


Foto: Canva/Pro