NotíciasAJUFESP

Representantes da Magistratura se reúnem com parlamentares e presidentes do Senado e Câmara
Uma aproximação entre o Judiciário e o Legislativo. Assim, o presidente da AJUFESP (Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul), juiz Bruno César Lorencini, definiu a agenda de reuniões desta quarta-feira, 13, em Brasília, entre representantes da Magistratura com a bancada paulista na Câmara dos Deputados e os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

“Tanto os tribunais quanto as associações buscam esse diálogo estritamente republicano para o aperfeiçoamento da relação entre os Poderes”, afirmou Lorencini. “Nós temos que dialogar com todos os Poderes. Estamos aqui abertos para fazer o debate dos projetos que os juízes têm interesse e estão em andamento”, disse por sua vez o presidente do Senado.

A agenda da comissão de representantes da Magistratura começou com um café da manhã com a bancada paulista de deputados federais coordenada por Luiz Lauro Filho, do PSB. Além do presidente da AJUFESP, participaram do encontro o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, o vice-presidente da Ajufe na 4ª Região, Nelson Alves, o secretário-geral da Ajufe, Fernando Mendes, e o coordenador de comissões da Ajufe, Fábio Ramiro. Entre os parlamentares estavam no encontro os deputados Ana Perugini (PT), Paulo Teixeira (PT), Nelson Marquezelli (PTB), Vítor Lippi (PSDB), Goulart (PSD), Arlindo Chinaglia (PT) e Orlando Silva (PCdoB).

A reunião com o presidente do Senado aconteceu no final da manhã e teve a presença da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP). “O presidente Eunício foi muito receptivo. Nós faremos outras visitas com as bancadas e os presidentes dos tribunais de outros estados. O maior propósito é aproximar o diálogo entre o Parlamento e a magistratura”, disse Guilherme Feliciano, presidente da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), que integrou a comissão de representantes formada ainda pelo presidente da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) e presidentes dos Tribunais de São Paulo.

Ao final do encontro na presidência do Senado, que durou cerca de uma hora, Marta Suplicy falou aos jornalistas: “Existe a busca, por parte do Judiciário, de um maior diálogo com o parlamento. Nesse encontro se discutiu muita coisa, principalmente sobre a valorização da magistratura, que hoje enfrenta graves problemas”, disse a senadora por São Paulo. “Foi o começo de uma discussão frutífera”, afirmou Marta.

No meio da tarde, o grupo de representantes da Magistratura esteve também com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia.


Foto: Agência Senado