NotíciasAJUFESP

Projeto Juízes nas Escolas
A AJUFESP vem desenvolvendo uma iniciativa que busca levar a alunos do ensino médio de escola públicas noções básicas sobre cidadania, a Constituição Federal e o Poder Judiciário Federal. Trata-se do “Projeto Juízes nas Escolas”.
Em visitas às escolas públicas, os Juízes Federais participantes conversam com os estudantes sobre a importância da Constituição Federal, os direitos e deveres fundamentais, o que faz um Juiz Federal, seu dia a dia, o ingresso na carreira, etc. Trata-se, na realidade, de um bate-papo bastante informal (e não de uma palestra), em que os Juízes Federais se sentam com os alunos e, após uma breve apresentação, respondem às dúvidas e curiosidades dos jovens estudantes.
Iniciado com sucesso na Subseção Judiciária de Guarulhos em 2015, o projeto almeja se estender a todas as Subseções, estando o formato desenvolvido e a estrutura da AJUFESP à disposição dos associados que queiram participar (basta aos interessados contactar a Diretoria de Ações Sociais e Cidadania da Associação).
Recentemente, a AJUFESP deu início a um refinamento do projeto, que consiste em presentear os estudantes com edições de bolso da Constituição Federal, para que eles se familiarizem com a Lei Fundamental do País e a levem para casa, podendo conversar com os familiares, professores e amigos com o texto nas mãos.
Na semana passada (29/09), em mais uma visita do projeto, desta vez à escola estadual "José Leme Lopes" , no bairro da Água Azul, em Guarulhos, o Diretor de Ações Sociais e Cidadania da AJUFESP, Juiz Federal Paulo Almeida, conversou com os alunos do 3º do ensino médio e distribuiu exemplares da Constituição, doados especialmente para a ocasião pela Gráfica do Senado Federal.
Para o ano de 2017, a AJUFESP já vem entabulando uma parceria com a Livraria do Supremo para aquisição regular de novos exemplares, que poderão ser distribuídos pelos associados nas visitas às escolas da Capital e do interior.