NotíciasAJUFESP

Presidente da AJUFESP participa de videoconferência sobre a atividade da magistratura durante a pandemia da covid-19

O presidente da AJUFESP, juiz federal Otávio Henrique Martins Port, participou nessa quarta-feira, 01, de uma videoconferência com lideranças de outras associações de magistrados no país para falar sobre a atividade da magistratura durante a pandemia da covid-19. O encontro, promovido pelo portal Migalhas, tratou das ações emergenciais tomadas pelo Poder Judiciário neste período de crise.


“Os juízes estão produzindo. Na primeira semana de teletrabalho foram mais de 100 mil atos na 3ª Região, considerando sentenças, despachos etc. A produtividade está alta, os juízes estão trabalhando bem e regularmente, não atendendo apenas as tutelas”, frisou Otávio Port.


O presidente da AJUFESP destacou ainda os avanços do teletrabalho, a virtualização dos processos e como o TRF-3 teve progressos significativos na área. “Conseguimos preparar de forma adequada o setor de informática e o sistema tem suportado bem essa nova demanda. Utilizamos todos os aplicativos e meios tecnológicos para poder gerir os trabalhos, com os servidores e juízes sempre em comunicação entre si. As sessões do Tribunal continuam acontecendo regularmente”, relatou o magistrado.


“A Justiça vai ter de ser repensada a partir dessa pandemia, que acabou atingindo a todos nós. Mas isso vai reverter de forma positiva no futuro na busca de uma nova Justiça, menos formal, mais acessível e mais próxima, não só dos jurisdicionados como dos advogados”, destacou Port.


Também participaram do encontro virtual o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz federal Fernando Mendes, a presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), juíza do trabalho Noemia Porto, a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, e a presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Vanessa Ribeiro Mateus.


Veja a íntegra da videoconferência. 


Clique aqui para acesssar.