NotíciasAJUFESP

Gabinete de Conciliação do TRF-3 promove audiências de conciliação pelo WhatsApp

A Justiça Federal da 3ª Região vem promovendo audiências de conciliação pelo WhatsApp. A iniciativa visa facilitar a resolução de conflitos e vem atingindo excelentes resultados durante a pandemia de Covid-19.


Como exemplo, apenas entre os dias 26 e 29 de maio, foram realizadas 137 audiências na Central de Conciliação de São Paulo, o que resultou em 106 acordos. Desse total, foram pagos R$ 394,7 mil aos autores a título de danos morais e materiais.


Em entrevista ao programa Hora News, da Record News, o juiz federal Bruno Takahashi, coordenador da Central de Conciliação de São Paulo, explicou como funcionam essas audiências de conciliação na Justiça Federal da 3ª Região.


Segundo o Magistrado, essa prática se intensificou devido à pandemia de Covid-19. “Já havia algumas experiências de audiências remotas usando, por exemplo, o Skype, antes mesmo da pandemia. Mas ela se intensificou em decorrência da necessidade de maior isolamento social”, diz Takahashi.


“[A conciliação por meio do WhatsApp] Vem gerando bons frutos. O número de acordos, em geral, é superior a 50%, 60% e as pessoas vêm se mostrando bem satisfeitas. A gente nota, pelo que elas falam depois das audiências, pelas mensagens que elas enviam, que o grau de satisfação é bem grande”, afirma o magistrado.


A iniciativa é fruto de projeto desenvolvido em conjunto com o Gabinete da Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, coordenado pelo desembargador federal e diretor de comunicação social da AJUFESP, Paulo Sérgio Domingues, e com o Juizado Especial Federal de São Paulo (JEF-SP).


Assista à íntegra da entrevista do juiz no canal da Record News no YouTube:


Clique aqui para acesssar.