NotíciasAJUFESP

AJUFESP homenageia mulheres em vídeos com depoimentos de magistradas que presidiram o TRF-3

Maior Tribunal Regional Federal do país, o TRF-3 teve em suas três décadas de existência cinco mulheres como presidentas, incluindo a atual, desembargadora Therezinha Cazerta, que permanecerá no cargo até o próximo ano. A primeira a conquistar o posto, em 2003, foi a capixaba Anna Maria Pimentel – desembargadora federal, 47 anos de carreira e atualmente, aos 79 anos de vida, aposentada.

É com a primeira mulher a presidir o TRF-3 que a AJUFESP (Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul) lança em suas redes sociais e site a série As Pioneiras, uma homenagem a todas as mulheres do Brasil por meio do depoimento de quatro desembargadoras que se impuseram desafios e renúncias para chegar ao topo da carreira dentro da Magistratura Federal.

Família, filhos, vida social, dificuldades e muita paixão são aspectos mencionados por quatro das cinco desembargadoras que presidiram o TRF-3. Além da desembargada aposentada Anna Maria Pimentel e da atual Presidenta, falaram as desembargadoras Marli Ferreira, no cargo entre 2007 e 2010, e Cecília Marcondes, de 2016 a 2018.

“A valorização de nossas juízas e o aumento da participação das mulheres no Judiciário é pauta prioritária da AJUFESP”, afirma o presidente da entidade, juiz federal Bruno César Lorencini. “O Poder Judiciário deve ser exemplo de instituição preocupada com a igualdade de gênero e comprometida com a defesa dos direitos femininos. É motivo de orgulho para nossa Terceira Região o fato de contarmos com cinco presidentas do TRF, todas com importante contribuição à Justiça Federal”, salientou Lorencini.

Infelizmente, não foi possível gravar o depoimento da desembargadora Diva Prestes Marcondes, que presidiu o TRF-3 no biênio 2005-2007.

Os vídeos com os depoimentos de quatro das cinco pioneiras podem ser vistos nas redes sociais da AJUFESP e aqui no site. Um a cada dia desta semana entre 11 e 15 de março.

Para assistir aos vídeos:

Facebook - https://www.facebook.com/AJUFESP/

Instagram - @ajufesp.oficial


Clique aqui para acesssar.